Carreira Entrevistas

Talks 03 com Lucas Kalache

Pinterest LinkedIn Tumblr

Introdução

É um grande prazer que hoje estamos publicando o terceiro episódio de nosso programa de entrevistas “Talks” e gostaria de agradecer tanto o nosso entrevistado do dia como a todos os seguidores do SAP Steps.

A ideia desse programa de entrevistas é conversar tanto com pessoas que estão diretamente ligadas ao mundo SAP (Consultores, Gerentes de Projeto, etc), como também entrevistar pessoas que estão do lado do “negócio” e que passaram ou estão passando por projetos SAP.

O Lucas é um experiente Gerente de Projetos/Consultor SAP tendo atuado nos mais diversos segmentos de mercado e países

Abaixo, irei transcrever o bate papo que tivemos sobre a extremamente desafiadora e interessante jornada profissional que ele vivenciou até hoje.

Entrevista

Bruno César: Bom dia Lucas, tudo bem? Antes de tudo, gostaria de agradecer por sua participação em nossa série de entrevistas.

O propósito hoje é passar para os leitores do SAP Steps um pouco da sua história dentro do mercado SAP e falar um pouco sobre o caminho que você seguiu no decorrer da sua carreira.

Antes de começar a falar do tópico principal, gostaria de pedir para que você falasse um pouco sobre você, como você começou no mercado SAP, seus principais hobbies, sua família, etc?

 

Lucas Kalache: Sou Lucas Kalache e comecei no SAP há10 anos, quando tive a oportunidade de participar de um curso de formação ABAP que a consultoria FH estava oferecendo a fim de contratar novos desenvolvedores. Na época eu não conhecia o que era o SAP e nem o mundo que eu estava entrando, mas depois de alguns meses pude entender que tomei a decisão certa ao investir minha carreira nesse sentido. No meu primeiro ano como ABAP entrei em um projeto internacional que precisava de inglês fluente e isso foi decisivo para a evolução da minha carreira, pois na época (e ainda hoje) era muito difícil encontrar profissionais que falassem inglês. Eu sempre guiei para que minha carreira fosse internacional na área funcional e acabei buscando conhecimento nos principais módulos SAP, começando por MM e WM. Ao voltar para o Brasil em 2012 fiz academia SD e migrei em definitivo para a área funcional, onde pude crescer muito em conhecimento nas áreas de logística, operations e finanças.  Já em 2013 comecei a liderar os projetos internacionais da FH, sendo referência em rollouts internacionais para Ásia e Europa até que em 2015 pude participar do projeto da Electrolux, onde me especializei em rollouts de Template Global com Localização Brasil. Hoje sou partner da FH e atuo como Delivery Manager, focando sempre no mercado internacional. Esses anos todos de consultoria me deu o hobby de viajar muito, não gostar de rotina e malhar bastante. Adoro praticar esportes como futebol e Muay Thay, sou fanático pelo Athlético (time de futebol) e curto demais viver uma experiência nova.

Bruno César: O que você faz exatamente hoje dentro da área de SAP?  

Lucas Kalache: Recentemente assumi o papel de Delivery Manager na FH, onde tenho um portfolio de projetos nacionais e internacionais para coordenar, garantir qualidade dentro do prazo e custo. Além disso o Delivery Manager realiza as pré-vendas atuando como Arquiteto de Solução, desenhando a melhor proposta para o cliente. O que eu mais gosto de fazer na posição que eu estou é desenvolver pessoas, proporcionar o crescimento que elas desejam e potencializar as qualidades que elas precisam dentro do que a empresa pode oferecer.

Bruno César: Pelo que me lembro, você viajou por diversos países enquanto participava de um grande rollout global. Como foi essa experiência? Por quais países você passou?

Lucas Kalache: Esse foi um dos melhores momentos da minha vida, o cliente era a Ecco e fiz projetos na Holanda, Suiça, China, Tailândia e morei na Indonésia. Além da Ecco, trabalhei na Electrolux, JBS, SIKA e com outras empresas grandes que me proporcionaram conhecer Suécia, Dubai, Qatar, Áustria, Paraguai, Uruguai e Argentina. Foram mais de 40 viagens para a Ásia em 6 anos, onde além de experiências incríveis, fiz muitos amigos e cresci muito pessoalmente.

Bruno César: Na sua visão, quais foram os maiores desafios em viajar tanto?

Lucas Kalache: Um ditado que resume bem é que as pessoas veem as pingas que eu tomo mas não veem os tombos que eu levo. Foram culturas totalmente diferentes, línguas que você precisa dominar ou conhecer, comidas exóticas que sempre davam noites longas no banheiro, viagens no final de semana que levam 42 horas para chegar até o destino final no domingo a noite e trabalhar as 7 horas da manhã do dia seguinte, trabalhar 14 horas por dia para entregar os projetos no prazo, noites de estudo para dominar o assunto da reunião do dia seguinte. Lembro de uma reunião que fiz com o cliente na Indonésia que o tema era custos e eu ainda era um ABAP, passei as 2 horas tentando aprender o que o cliente falava e respondia as dúvidas do cliente com a mesma pergunta deles no formato SAPês. Só depois que falei com o meu guru aqui no Brasil que consegui dar a solução certa (hahaha). O bom disso é que tive que aprender CO e como funcionava o Material Ledger.

Bruno César: E os maiores ganhos?

Lucas Kalache: Sem dúvida crescimento pessoal e profissional. Antes das viagens eu tinha saído do Brasil uma única vez e tampouco dominava SAP como eu domino hoje. Profissionalmente eu comecei a viajar como ABAP e depois de 6 anos era Gerente de Projetos Internacionais e Líder Funcional. No lado pessoal eu adquiri muita confiança em mim mesmo que eu não tinha, fluência em línguas, cultura, experiência, conhecimento e muita festa.

Bruno César: Hoje sei que você atua mais localmente. Mas, lá no fundo, você prefere trabalhar viajando ou ficar pelo Brasil?

Lucas Kalache: Prefiro trabalhar viajando, a melhor parte de ser consultor é conhecer novos lugares.

Bruno César: Nessa sua jornada de carreira, quais foram os maiores desafios que você enfrentou? (Tanto pessoais como profissionais)

Lucas Kalache: Quando as culturas colidem é sempre um desafio, ainda mais quando tem uma equipe para liderar. Manter a equipe engajada, em ambiente desfavorável também é muito difícil. Em 2017 fiz um projeto com mais 10 pessoas no Vietnã e a equipe sentiu bastante, fora o desgaste na logística, e manter a equipe 100% focada foi um desafio grande que conseguimos superar.

Bruno César: Sei que você já navegou por diversos módulos dentro do SAP. Como você conquistou todo esse conhecimento?

Lucas Kalache: Na dor, hahaha. Eu sempre aceitei qualquer trabalho, principalmente aqueles que me tiravam da zona de conforto. O conhecimento técnico sempre me deu conforto de que eu conseguiria resolver qualquer problema, nem que fosse com um enhancement. Eu sempre busquei fazer aquilo que as pessoas não aceitavam ou evitavam, aonde os outros viam um desconforto eu encarava como oportunidade.

Bruno César: E falando um pouco de gestão de projetos. Você gosta? Ou prefere a vida de consultor?

Lucas Kalache: Desde a faculdade eu queria trabalhar com projetos, mas ser gestor é algo que aconteceu naturalmente porque tenho perfil. Faço uma gestão mais técnica e sempre procuro ajudar todo mundo, então consigo fazer um mix que tem dado certo.

Bruno César: Para alguém que está pensando em entrar no mercado SAP agora, que dicas você daria? Qual o melhor caminho a seguir na sua opinião?

Lucas Kalache: O mundo SAP exige muita flexibilidade e adaptabilidade, então esse perfil favorece no momento da seleção. Falar inglês em um mercado cada vez mais global já deixou de ser diferencial. A pessoa deve sempre buscar o módulo que mais conhece para entrar no mercado e muitas consultorias oferecem treinamentos de formação em áreas que mais demandam. Hoje existe muito material disponível em rede sociais e cursos que facilitam no auto-aprendizado.

Bruno César: Continuando a pergunta anterior, na sua visão, o que torna uma pessoa um ótimo consultor? O que o profissional precisa ter?

Lucas Kalache: O SAP é um ERP integrado e assim deve ser o conhecimento do consultor, dominando seu módulo e conhecendo bem como ele se relaciona com os demais. O consultor deve ser paciente para enfrentar as diversidades, autodesenvolvimento, possuir capacidade de análise, priorizar soluções standard e saber trabalhar em equipe.

Bruno César: Antes de terminar, gostaria de saber qual é a sua visão do mercado SAP brasileiro. Qual tipo de profissionais estão mais em falta, na sua visão?

Lucas Kalache: A SAP está investindo forte em soluções Cloud e incentivando no desenvolvimento de soluções próprias dentro da plataforma que ela fornece. Profissionais que consigam unir seus conhecimentos nessas novas tecnologias certamente despontaram.  A pandemia está normalizando o trabalho remoto, que já era comum no nosso meio e que agora está abrindo novos horizontes e derrubando fronteiras, com grandes possibilidades.

Bruno César: Lucas, quero agradecer a sua participação. Foi um prazer recebe-lo aqui no SAP Steps. Te considero um profissional extremamente diferenciado, principalmente por ser muito talentoso tanto na parte mais técnica/funcional como na gestão de projetos. Muito obrigado por ter aceitado o convite. Tem mais alguma coisa que você gostaria de acrescentar?

Lucas Kalache: Obrigado pelo reconhecimento e espaço de contar minha história e encorajar quem quer ingressar nesse mundo tão peculiar e que muda todos que nele ingressam de patamar pessoal e profissional. Parabéns pela iniciativa de criar o SAP Steps que certamente contribui demais pra nossa comunidade. Que possamos realizar novos trabalhos juntos, é bom demais trabalhar com pessoas como você que são referência de excelência.

Bruno César: Eu que agradeço Lucas. Te considero um tremendo profissional, sendo inclusive uma referência para mim. Espero que voltemos a trabalhar juntos em breve. Foi um enorme prazer saber um pouco mais da sua história!

Conclusão

Espero que tenham gostado de nossa terceira entrevista (de muitas) do nosso programa Talks.

Se você gostou desse conteúdo e convide seus amigos para se cadastrarem em nossa newsletter.

Caso você tenha qualquer sugestão (inclusive de assuntos que gostaria de ler a respeito ou possíveis candidatos a serem entrevistados), fique à vontade em enviar um e-mail para sapsteps@sapsteps.com.

Um grande abraço,

Bruno César

Assine nossa newsletter

Conteúdo SAP Exclusivo para você!

Atuando há 16 anos na área de tecnologia da informação (mais de 10 anos especificamente como consultor SAP), Bruno César é consultor SAP especialista em Supply Chain, tendo atuado em diversos projetos globais para empresas ao redor do globo. Além de SAP, ele também se dedica a área de investimentos financeiros e escreve livros.

Write A Comment