Carreira Entrevistas

Talks 02 com Moisés Amorim

Pinterest LinkedIn Tumblr

Introdução

É um grande prazer que hoje estamos publicando o segundo episódio de nosso programa de entrevistas “Talks” e gostaria de agradecer tanto o nosso entrevistado do dia como a todos os seguidores do SAP Steps.

A ideia desse programa de entrevistas é conversar tanto com pessoas que estão diretamente ligadas ao mundo SAP (Consultores, Gerentes de Projeto, etc), como também entrevistar pessoas que estão do lado do “negócio” e que passaram ou estão passando por projetos SAP.

O Moisés é um experiente Consultor SAP e atua em um dos maiores bancos brasileiros do Brasil e da América Latina.

Abaixo, irei transcrever o bate papo que tivemos sobre o módulo SAP FSCD, que não é muito conhecido por muitas pessoas.

Entrevista

Bruno César: Bom dia Moisés, tudo bem? Antes de tudo, gostaria de agradecer por sua participação em nossa série de entrevistas.
O propósito hoje é passar para os leitores do SAP Steps a visão do módulo SAP FSCD. Sendo bem sincero, esse é um módulo que vem sendo cada vez mais falado no mercado, mas a minha percepção é que tem poucas pessoas especialistas nesse módulo, o que acaba trazendo bastante curiosidade a respeito do assunto.
Para começar, você poderia nos falar um pouco sobre você, sobre o que você faz? Fique à vontade para dizer o que quiser.

Moisés Amorim: Bom dia Bruno … Bom, enquanto em projeto, trabalhamos para garantir que todas as demandas do cliente possas ser atendidas com o máximo de aderência da solução Standard e, quando não é possível, desenhamos uma solução que possa ser facilmente construída, implementada e de fácil manutenção. Já enquanto em produção, atuo na manutenção dos problemas que acometem o sistema, parte deles por conta de agentes externos e outros tantos por erro de desenho de processo.

Bruno César: E, como você começou no mundo SAP? Pode me falar um pouco sobre sua carreira? Os tipos de empresas que passou, como adquiriu o conhecimento que possui hoje, etc?

Moisés Amorim: Bruno, estou na ares de TI desde 1997, como programador e analista de sistemas, onde em 2007 o sistema que eu trabalhava seria substituído pelo SAP, foi onde tive a primeira oportunidade de contato com o SAP, busquei qualificação e iniciei no SAP na indústria de Utilities, iniciando no módulo de FI-CA e, fiquei nele por um bom tempo, alternando as empresas … atuei também com o módulo FI, em algumas outras indústrias e, em 2013, ingressei na indústria de seguros (FSCD), onde estou até hoje, 2020. Nesse período, trabalhei em diversas industrias, como: Energia (FI-CA), Saneamento (FI), Agro (FI), Eletrônica(FI) e por último seguros (FS-CD).

Bruno César: Depois de ouvir um pouquinho sobre você, eu queria entrar no nosso tópico de hoje, que é justamente SAP FSCD. Na época que nos conhecemos em 2012, estamos em um projeto bem desafiador dentro da Syngenta. Naquela época me lembro que você atuava como Consultor FI. Como foi essa transição de módulos pra você?

Moisés Amorim: Verdade … já faz um tempão né … é naquela época estava em FI, especificamente em solução Fiscal, SPED.  Eu já havia trabalhado com o módulo de FI, inclusive, tive a oportunidade de desenhar uma solução fiscal num outro projeto, o que me qualificou nessas soluções, mas logo em 2013, ingressei em no módulo FS-CD, que utiliza o mesmo CORE de FI-CA, que simplificou o ingresso no segmento, ficando o desafio de aprender mais sobre a área de seguros, que até então, nessa indústria, eu não havia atuado.

Bruno César: Hoje, quais são os principais tipos de empresas que utilizam o SAP FSCD?

Moisés Amorim: O FS-CD é voltado para o segmento de seguros e no Brasil, as maiores companhias já estão adotando a solução.

Bruno César: E como é a implementação desse módulo? Eu já ouvi dizer que para uma boa implementação são necessários muitos desenvolvimentos ABAP, devida a complexidade das empresas que o utilizam (área de seguros principalmente), é verdade isso?

Moisés Amorim: É isso mesmo, os projetos costumam ser longos, justamente pela complexidade dos produtos (seguros).  Há muitas particularidades, que de forma standard, não é oferecida.  Além das obrigações acessórias com os órgãos reguladores, o que, invariavelmente, acabam por desencadear uma série de desenvolvimentos ABAP.

Bruno César: Na sua visão, quais são os maiores desafios na implementação desse módulo?

Moisés Amorim: O Volume de Cobranças e Pagamentos é algo realmente expressivo, o que além de se preocupar com o funcionamento correto, há que se preocupar com performance. Num geral, em todas os projetos que passei, o numero de GAPS é muito grande, justamente por conta de o SAP não ter uma aderência as necessidades dos negócios das companhias brasileiras, outros GAP´s se revelam melhorias que se mostram oportunas e realmente agregam valor e tempo ao processo como um todo.

Bruno César: Até hoje, qual foi o projeto mais difícil que você teve? E por que?

Moisés Amorim: Sem dúvidas o mais difícil foi na Embasa, em 2010. Neste projeto tínhamos a missão de atender a entrega de 16 obrigações acessórias, nas esferas federal, estadual e municipal.  Foi um desafio e tanto. Nossa equipe de programadores ABAP era de altíssima qualidade (Douglas, Dra. Patricia e Jaqueline) foi fundamental para o sucesso.  Apesar de no início, não conhecermos tudo o que precisávamos entregar, iniciamos os estudos de forma séria, com muito apoio do cliente, o amigo Marcos Vinicius, que sem ele isso não teria sido possível … foram quase 6.000 horas de desenvolvimento, entregamos no prazo e funcional. Pra mim, foi motivo de orgulho fazer parte desse time.

Bruno César: Você tem alguma dica para um consultor de outro módulo que queira migrar para o módulo FSCD?

Moisés Amorim: O FS-CD não tem tanta literatura e nem treinamento, isso o torna um pouco mais restrito, eu tive a sorte de ter a oportunidade de “aprender fazendo”, acho que a dica é a mesma de sempre, dedicação, dedicação e mais dedicação.

Bruno César: Existem muitos projetos nessa área? Quanto tempos eles costumam durar?

Moisés Amorim: Não tem muitos projetos não Bruno, acho que no Brasil, menos de 10.  E são projetos longos, é difícil de começar no inicio do projeto, mesmo de FI-CA, são projetos longos e que já de há muito não vejo um projeto iniciando, apenas manutenção e melhorias.  Muita coisa em função de demandas regulatórias. Os projetos não são menores que 4 anos, implantando Cobrança e Pagamentos.

Bruno César: Agora pensando em termos de carreira. Se você olhar para trás, e pensar em todos os seus anos como consultor, teria algo que você teria feito diferente? Se sim, por que?

Moisés Amorim: Ah sim, deveria ter iniciado bem antes no SAP. Acho que pra mim, como já tinha experencia anterior como programador, muita coisa acabou sendo mais fácil, mas acho que é sempre bom conhecer pontos técnicos, para poder debugar sem despender o tempo todo dos programadores, isso ajuda  muito.

Bruno César: Alguma dica para uma pessoa que pensa em se tornar consultor?

Moisés Amorim: Não pule etapas. Procure iniciar sua formação do básico, não desperdice nenhuma oportunidade de aprender.  Há muito conteúdo bom na internet, mas os cursos presenciais podem ajuda-lo a aprender mais rápido.  As vezes para quem quer ingressar no SAP se faz necessário mudar de posição, começando no primeiro degrau, o que para muitos não parece muito lógico, mas penso que se você quer mudar de carreira, é preciso investir, e não só em treinamento, mas em consolidar esse treinamento na prática em projetos ou AMS.  

Bruno César: Moisés, quero agradecer a sua participação. Foi um imenso prazer ter você aqui respondendo tantas perguntas! Tem alguma coisa a mais que você gostaria de acrescentar antes de encerramos?

Moisés Amorim: Imagine Bruno, eu quem agradeço pela oportunidade de falar um pouco sobre minha experiência. No mais é isso, buscar a qualificação sem pular etapas e muita dedicação, com certeza, atingirá seus objetivos quem assim o fizer.

Bruno César:  Por hoje é isso pessoal, agradeço de coração a presença de nosso convidado Moisés Amorim (um grande amigo) e espero que todos gostem do bate-papo que tivemos hoje.

Conclusão

Espero que tenham gostado de nossa segunda entrevista (de muitas) do nosso programa Talks.

Se você gostou desse conteúdo e convide seus amigos para se cadastrarem em nossa newsletter.

Caso você tenha qualquer sugestão (inclusive de assuntos que gostaria de ler a respeito ou possíveis candidatos a serem entrevistados), fique à vontade em enviar um e-mail para sapsteps@sapsteps.com.

Um grande abraço,

Bruno César

Assine nossa newsletter

Conteúdo SAP Exclusivo para você!

Atuando há 16 anos na área de tecnologia da informação (mais de 10 anos especificamente como consultor SAP), Bruno César é consultor SAP especialista em Supply Chain, tendo atuado em diversos projetos globais para empresas ao redor do globo. Além de SAP, ele também se dedica a área de investimentos financeiros e escreve livros.

Write A Comment