Carreira Supply Chain

Minha jornada para a certificação APICS CLTD

Pinterest LinkedIn Tumblr

No post de hoje, irei contar um pouco como foi a minha jornada desde a escolha até o dia da minha certificação APICS CLTD.

Quando decidi me certificar, senti falta de um post na internet explicando o processo, quais os maiores desafios e qual o melhor plano de estudos para conseguir essa valiosa certificação no mundo de Supply Chain.

O que é APICs (Agora ASCM)?

Association for Supply Chain Management é o líder de transformação/inovação/liderança em Supply Chain.

É uma organização com fins não lucrativas que possui diversos treinamentos e certificações de alta complexidade sobre o mercado de Supply Chain em Geral.

Inclusive, foi essa uma das organizações que criou o SCOR Model, que é utilizado para padronizar processos e KPIs dentro do mundo de Supply Chain.

Dentre as principais certificações oferecidas pela APICs/ASCM, temos:

  • CSCP: Focado nos principais conceitos da área de Supply Chain.
  • CLTD: Focado nos principais conceitos dentro de Logística, Transportation e Distribution.
  • SCOR: Focado no modelo SCOR.
  • CPIM: Focado em planejamento e gerenciamento de inventário.

Podemos ver que existem diversas opções referentes a tópicos dentro do mundo de Supply Chain, e mesmo tendo estudado apenas para a CLTD, imagino que os materiais fornecidos para todos os tópicos sejam tão incríveis como o que tive a oportunidade de estudar para me preparar para o CLTD.

Por que escolhi a certificação CLTD?

Antes de contar os motivos pelos quais eu decidi escolher a certificação CLTD (Certification in Logistics, Transportation and Distribution), vou contar um pouco sobre o meu background profissional.

Trabalho como consultor SAP no Brasil há pouco mais de 10 anos, tendo atuado principalmente dentro do módulo MM (Materials Management).

Adoro o que faço, mas sempre senti que o meu conhecimento sobre os processos de Supply Chain eram muito “rasos” e para chegar ao meu objetivo profissional de médio prazo (atuar como um arquiteto de soluções SAP na área de Supply Chain) eu precisava buscar conteúdo de qualidade das melhores escolas possíveis.

Tomei duas decisões para isso.

Primeiro, iniciei um ótimo programa de MBA em Supply Chain na Live University, que é totalmente focado em processos práticos na área de Supply Chain. Iniciei meu MBA em setembro de 2020 e posso dizer que estou adorando a experiência.

Em segundo lugar, após conversar com algumas pessoas, decidi que iria me certificar em uma das certificações da APICS.

Não encontrei muito conteúdo na Internet falando sobre as certificações e por isso decidi entrar em contato com diversas pessoas que haviam se certificado e perguntar como havia sido a experiencia de cada um. Isso me ajudou bastante a decidir.

Meu terceiro passo era escolher a certificação em si. Conforme disse anteriormente, existem diversas opções e refleti por mais de 1 mês qual seria a melhor certificação para mim.

No meu caso, pensei justamente nos meus planos profissionais de médio prazo, para escolher uma certificação que abrangesse todos os tópicos a nível de business que pretendo atuar dentro da área de SAP.

Meu interesse principal é atuar no fluxo de Supply Chain completo dentro dos projetos SAP, ou seja, ao invés de atuar somente em MM (Materials Management) que compreende principalmente os processos de compras, inventário, transferências de estoque e entrada de faturas (o que por si só, já é um mundo enorme), meu plano é atuar também na armazenagem dos materiais (módulo SAP-EWM), na parte de vendas e distribuição (módulo SAP-SD) e na área de fretes (módulo SAP-TM).

Sei que é um objetivo ambicioso, mas acredito que de nada adianta saber muito bem os módulos SAP e não saber profundamente os processos e conceitos por trás de cada um, e por isso escolhi a certificação CLTD.

A certificação APICs CLTD significa “Certified in Logistics, Transportation and Distribution”, ou seja, compreende exatamente os tópicos que eu procurava.

Fiquei muito contente com a minha escolha.

Iniciando o Processo

Existem algumas formas para se certificar na APICs, sendo que, o passo inicial é decidir se a pessoa irá apenas adquirir o voucher para a prova, estudar sozinho e tentar o exame de certificação, ou a pessoa pode adquirir o voucher da prova e um sistema de ensino da própria APICs (foi o que eu escolhi), ou pode ainda realizar cursos com instrutores licenciados pela própria APICs para se preparar e depois realizar a prova de certificação.

Escolhi a opção onde eu teria o direito a realizar a prova de certificação, acesso ao sistema online da APICs e ao material impresso (Bundle).

Não me arrependo de forma alguma pela opção que escolhi.

Vocês podem ver as opções através do link abaixo:

https://www.ascm.org/learning-development/certifications-credentials/cltd/

Claro que para cada opção, existe um custo associado.

Também existe a opção de comprar apenas o “Exame Prep” que é simplesmente o material de estudo sem o voucher para a prova.

Comparado as certificações SAP, o custo da APICs é um pouco algo (paguei U$ 1.383,08), mas garanto a todos que vale totalmente a pena.

Comprei o bundle no dia 20/01/2021:

É importante ressaltar que no preço acima está incluso também o frete do material impresso que foi diretamente entregue na minha casa no Brasil.

Recebi uma semana depois os dois livros para o CLTD:

Além disso, recebi imediatamente o acesso a plataforma de ensino:

E assim a jornada começou.

O Material

Confesso que por não ser uma pessoa exatamente da área de Supply Chain, a primeira leitura do material não foi fácil para mim.

Eu não conhecia diversos termos que eram muito específicos a Supply Chain e que nos meus 10 anos de projetos de implementação SAP eu nunca havia escutado.

Porém, ali começava o meu aprendizado. Aprender Supply Chain “na veia”.

O material para o CLTD é composto de 2 livros onde temos 9 capítulos:

  • Module 1: Logistics Overview and Strategy
  • Module 2: Logistics Network Design
  • Module 3: Sustaintability and Reverse Logistics
  • Module 4: Capacity Planning and Demand Management
  • Module 5: Order Management
  • Module 6: Inventory Management
  • Module 7: Warehouse Management
  • Module 8: Transportation
  • Module 9: Global Logistics Considerations

Temos a opção de ler no material impresso (eu prefiro) ou através do sistema online da APICs.

Na própria plataforma, temos a opção de montar um plano de estudos, que começa inclusive com um teste de nivelamento (Achei muito interessante).

A minha primeira tentativa foi simplesmente péssima!

Meu score geral foi de somente 36%.

Lembrando que para o exame de certificação é exigido que o candidato atinja ao menos 300 pontos de um total de 350 pontos. (cerca de 85,7%).

Além do material que mencionei acima, algo que achei extremamente interessante foram os “flashcards” que a APICs disponibiliza para que os candidatos possam treinar os conceitos principais:

Para cada módulo existe uma lista com flashcards, onde você pode imprimi-los (eu fiz isso) e na parte da frente você tem o termo e na parte de trás a definição.

Pode parecer um pouco “bobo” utilizar estes cartões, mas eu achei incrível que a primeira vez que eu os li, eu simplesmente não sabia a definição de mais de 10% deles (são 70 no total) e no dia anterior a prova eu sabia o conceito de todos (não memorizei, realmente aprendi o conceito com o material).

O que eu notei durante minha jornada é que toda a “experiência” de aprendizado foi pensada com muito cuidado, pois mesmo no início eu tendo diversos receios se realmente aprenderia, ao fim da jornada, fiquei muito feliz, pois simplesmente todo o material foi extremamente útil para mim.

Além de todos esses recursos, a plataforma online da APICs disponibiliza um simulado do exame final (de 150 perguntas) e um quiz para cada tópico dentro de cada módulo.

Os simulados são muito bons também.

Meu Modo de Estudar

Você deve estar se perguntando como fiz para estudar, como me organizei etc.

Mesmo com a sugestão da plataforma, eu quis fazer alguns testes e decidi seguir uma linha de estudos que funcionou para mim quando me certifiquei em algumas provas da SAP.

Meu primeiro passo foi ler todo o material de uma vez.

Ler mesmo. Sem escrever uma única palavra.

O resultado foi um pouco assustador. Pois eu notei que eu não sabia nada do assunto.

Na verdade, mesmo ficando assustado, me senti extremamente desafiado a dar o meu melhor, pois eu já imaginava o quanto seria desafiador essa certificação, por eu ser um consultor SAP.

Depois, decidi que iria ler o material todo mais uma vez, com mais calma e para cada tópico dentro de cada módulo eu iria escrever em um caderno o que aprendi.

Além disso, eu lia os flashcards do módulo em questão ao acordar, no almoço e a noite. (3 vezes por dia).

Meu horário de estudo do material sempre foi pela manhã. É o horário que tenho o melhor rendimento. Após o expediente de trabalho, meu cérebro costuma não estar mais tão “afinado” como eu estou pelas manhas.

Quando eu terminava o módulo, eu fazia todos os quizzes referente aquele módulo.

O resultado de cada quiz não era muito animador, mas eu sabia que ali era apenas o começo.

Decidi também realizar um “practice exam” todos os sábados, apenas para praticar o exame.

Eram 150 questão para serem feitas em 3 horas. Eu costumava levar cerca de 1:30 para finalizá-lo.

E assim foi a minha “segunda rodada” de leitura.

Nesse ponto, decidi perguntar a algumas pessoas através do próprio linkedin o quanto eles haviam estudado para a prova, pois eu não tinha parâmetro algum para isso.

A APICs recomenda um tempo de preparação mínimo de 4 meses para a prova, e eu havia decidido que queria realizar a prova em maio de 2021 (exatamente 4 meses), mas estava começando a achar que isso não seria possível.

Conversei com algumas pessoas e todos me falaram que mesmo eles atuando dentro da área de Supply Chain o conteúdo e os testes eram realmente desafiadores e que eu não deveria nem tentar fazer a prova antes de ter lido o conteúdo ao menos 4 vezes e ter um score de no mínimo 90% nos simulados do sistema de aprendizado online da APICs.

Foi exatamente o que fiz.

Decidi que iria ler o material inteiro mais 2 vezes e iria fazer simulados todos os dias.

Após ler 3 vezes o material, criei uma tabela para mapear como eu estava indo (eu sou uma pessoa visual):

Imprimi essa tabela e a preenchia sempre que fazia um quiz no sistema de aprendizado.

A informação sempre fica gravada no website, mas para mim, essa tabela ajudou bastante, pois eu conseguia ver com facilidade meu progresso.

A coluna “Reference” era simplesmente o meu melhor score até o momento naquele determinado tópico dentro do respectivo módulo.

E assim foi.

Estudei dessa maneira cerca de 3 horas por dia nos dias de semana e estudava cerca de 6 horas aos sábados e domingos.

O ritmo era bem intenso.

E como mágica, na segunda semana de maio de 2021, eu terminei de ler todo o material pela quarta vez.

Meu score no teste prático estava em cerca de 98% e meus score em todos os quizzes estava acima de 90%.

Era exatamente a minha meta.

Quero aproveitar e deixar um conselho aqui.

Dentro da plataforma tem inclusive um vídeo falando exatamente o que irei dizer: não decore o conteúdo e as respostas.

Pois se você fizer isso, eu te GARANTO, você não aprenderá absolutamente nada e não irá passar na prova de certificação, pois na prova de certificação não existe simplesmente 1 questão igual aos simulados. A prova é baseada nos conceitos. 100% nos conceitos.

A Prova

Após atingir as metas que eu havia colocado a mim mesmo (de ler o material 4 vezes e ter um score superior a 90% em todos os simulados) decidi agendar finalmente minha prova de certificação.

No dia 17/05/2021 agendei a prova para o dia 20/05/2021 às 06:00 (Horário do Brasil).

Por que tão cedo?

Porque eu sou uma pessoa diurna e sempre me levanto as 05:00. Tenho um rendimento incrível nesse horário e adoro a paz do começo do dia para estudar ou me exercitar.

Agendada a prova, decidi que estudaria apenas alguns conceitos que eram um pouco mais difíceis para mim (especialmente sobre cálculos de planejamento) e separei alguns flashcards para revisar.

Estudei por mais 2 dias e decidi não estudar na noite que antecedia o exame.

No dia 19/05/2021 tive uma noite de folga.

Fui dormir cedo naquele dia, porém, mesmo não me considerando uma pessoa ansiosa, dormi extremamente mal.

Acordei um pouco preocupado, pois estava um pouco cansado, porém, logo após tomar um belo café da manhã e ir para o computador (fiz a prova online devido a quarentena) já estava totalmente focado e pronto para a prova.

Fiz o processo de check-in online a iniciei a prova exatamente as 06:00. (O processo de check-in leva cerca de 30 minutos).

Quando a primeira questão apareceu na tela, fiquei realmente preocupado.

Eu não fazia ideia da resposta.

Decidi não me desesperar e dei o meu melhor.

O tempo total de prova era 225 minutos (3 horas e 45 minutos) e eu tinha certeza de que eu não teria problemas de tempo.

Fiz a prova com muita calma prestando atenção a cada detalhe de cada questão, pois a prova é bem conceitual (além de diversas questões envolvendo cálculos) e não me preocupei com o tempo.

Quando estava com cerca de 1 hora de prova, eu já estava na questão de número 60, o que me deixou bem tranquilo.

Continuei a prova, com calma, sem me apressar e quando o relógio marcava exatamente 08:10 cheguei a última questão.

Na hora de pressionar o botão “finish”, eu não sabia que tinha sucesso ou não na prova.

Diferentemente das provas de certificações que havia feito de SAP (3 provas), dessa vez eu realmente não sabia se havia passado ou não.

Quando pressionei o botão “finish”, ao invés do resultado, apareceu um questionário de avaliação da APICs.

Depois de responder as perguntas, finalmente apareceu:

“Congratulations. Pass. Score 311 out of 350”.

Eu não me lembrava a última vez que havia ficado tão contente por passar em uma prova.

Realmente foi uma conquista.

24 horas após passar no teste, recebi minha certificação:

Conclusão

Espero que esse post (mais longo do que eu havia planejado) ajude você a entender como foi a minha jornada para conquistar a certificação da APICs CLTD.

O meu sentimento é que valeu muito a pena. Aprendi muito com os livros, simulados, quizzes, cartões, etc.

A qualidade do conteúdo me surpreendeu positivamente e estou avaliando seriamente estudar para uma próxima certificação da APICs em 2022 (Para 2021 irei realizar algumas provas de certificação da SAP).

Quero aproveitar para agradecer em especial a 3 pessoas que me ajudaram bastante com as diversas dúvidas que tive nesse período:

Deixo aqui o meu muito obrigado a vocês.

Caso tenha qualquer sugestão (inclusive de assuntos que gostaria de ler a respeito), fique à vontade em enviar um e-mail para sapsteps@sapsteps.com.

Um grande abraço,

Bruno César

Assine nossa newsletter

Conteúdo SAP Exclusivo para você!

Atuando há 16 anos na área de tecnologia da informação (mais de 10 anos especificamente como consultor SAP), Bruno César é consultor SAP especialista em Supply Chain, tendo atuado em diversos projetos globais para empresas ao redor do globo. Além de SAP, ele também se dedica a área de investimentos financeiros e escreve livros.

4 Comments

  1. Olá, gostei muito da sua matéria, são poucos blogs que falam sobre o assunto.
    Tenho uma dúvida a prova e todo o conteúdo é em inglês, você sabe se tem como fazer em português?

  2. Gina Hartkopf Reply

    Muitíssimo obrigada por deixar esse relato, me fez ter um norte e ideia de por onde começar.
    Parabéns pela conquista.

  3. Muito Obrigada!!
    Foi um relato bem completo, e que podemos usar como um ponto de partida para essa desafio!!
    Parabéns!

  4. Olá, muito obrigada por toda a sua descrição e relato pessoal do certificado… não temos muito conteúdo na internet e estou começando a procurar informações à respeito. Valeu!

Write A Comment