Já faz algum tempo que eu gostaria de escrever um post sobre um assunto que considero tão importante no mercado de SAP.
Na verdade, não é bem um assunto específico, mas sim, uma maneira de enxergar a carreira.
Assim como eu, tenho certeza de que uma grande maioria das pessoas iniciou sua carreira no mercado de SAP diretamente ou vindo de áreas que tinham pouco ou nada a ver com a área de negócio relacionada ao módulo no qual escolheram atuar.
No meu caso, iniciei minha carreira em tecnologia aos 16 anos, trabalhei como programador Visual Basic, depois atuei no mercado de telecomunicações (CISCO), voltei para tecnologia aos 21 anos, atuando com COBOL (aquela linguagem tão velha) e finalmente fui para SAP atuar no módulo MM (Materials Management).
Como podem ver, em nenhum momento eu tive contato com a área de logística em si (Inventário, Compras, etc) e acabei aprendendo todos os processos referentes a MM trabalhando nos projetos. (Não foi uma tarefa fácil).
Porém, não precisa ser assim. Existem outros caminhos.
Claro que, para consultores que já vieram de áreas de negócio e escolheram atuar em um módulo dentro do SAP no qual já eram bem familiarizados com os processos de negócio, ótimo. Com certeza sua vida foi mais fácil.
Porém, o que vou falar nas próximas linhas pode ser muito útil tanto para os profissionais que já são consultores que não possuíam nenhum conhecimento de negócio, como para consultores que possuem conhecimentos da área de negócio ou até mesmo para profissionais que desejam iniciar suas carreiras no mundo SAP.
Após trabalhar por tantos anos dentro da área SAP, hoje enxergo esse mundo um pouco diferente do que eu enxergava há alguns anos.
Para ser um profissional altamente qualificado e preparado, um bom consultor não pode apenas conhecer bem o sistema SAP, suas funcionalidades, configurações, etc.
Esse profissional precisa ter diversos outros conhecimentos, como segundo e terceiro idioma, escrever bem, realizar boas apresentações e PRINCIPALMENTE conhecer profundamente os processos de negócio e sua devida integração com outros processos e módulos dentro do sistema.
O que é APICs?
Acredito que muitas pessoas não conheçam a APICs.
A APICs é a instituição mais reconhecida globalmente na área de Supply Chain e provê treinamentos e certificações extremamente interessantes para os profissionais que atuam na área de Supply Chain.
Confiram o site para saber mais detalhes: https://www.apics.org/
Porém, para profissionais que atuam no mercado SAP, mais especificamente dentro do ramo de Supply Chain (MM, SD, EWM, TM, PP), considero os materiais e as certificações da APICs muito interessantes.
Certificações APICs
Já faz algum tempo que estou investigando as certificações da APICs, pois minha meta profissional para os próximos 5 anos é atuar em uma grande parte do ramo de Supply Chain dentro do SAP (MM, SD, EWM e TM), mas, para isso, além de estudar os módulos dentro do SAP, estou trabalhando incessantemente na minha base de processos de negócio.
Além do MBA em Supply Chain que estou realizando no momento (está sendo uma experiência incrível), já faz alguns meses que estou decidindo qual certificação escolher e decidi realizar a CLTD.
Abaixo, quero mostrar as opções que a APICs oferece para certificações e falar um pouco delas:
https://www.ascm.org/learning-development/certifications-credentials/
Conforme podem ver acima, as certificações parecem bem interessantes sobre seu conteúdo.
A CPIM é uma certificação mais voltada para a área de planejamento e produção (além de diversos outros tópicos).
A CSCP é voltada para o profissional de Supply Chain e engloba tópicos como:
- Supply Chain Design
- ERP/APS/WMS/TMS – Not so deeply as in CLTD
- Supply Planning and Execution
- Procure and Deliver Goods and Services
- Demand Management
- Forecasting
- Warehouse Management
- Reverse Logistics
- S&OP
- KPIs
- Etc
Já a certificação CLTD (a que iniciarei muito em breve), é voltada para profissionais de Supply Chain, com um foco maior em Logística, Transportes e Distribuição. Iremos encontrar tópicos como:
- Logistics and Supply Chain Overview
- SCOR Model
- Logistics Costs
- Risk Management
- Lean Logistics
- Capacity Planning
- Demand Management
- MPS/MRP/ERP/DRP
- Sourcing and Procurement
- Order Management
- CRM
- SRM
- Customer Service Management
- Inventory and Warehouse Management
- Warehousing
- Packaging
- Transportation
- 3PL/4PL
- Global Logistics
- Customs
- Logistics Network Design
- Reverse Logistics
- Etc
Como vocês podem ver, o conteúdo é simplesmente incrível.
Vocês podem ver mais detalhes diretamente no site da APICs.
Como se certificar?
O processo de certificação da APICs é bem interessante.
Conforme vocês podem ver no link abaixo:
https://www.ascm.org/learning-development/certifications-credentials/
Ao clicar em “Explore …” muitas informações irão aparecer, incluindo o preço.
Você terá dois caminhos a seguir.
O primeiro é comprar apenas o voucher para o exame e estudar por conta própria e o segundo é comprar o “bundle” que possui o voucher da certificação e todo o material preparatório (impresso e online) para a prova.
Sinceramente, acredito ser melhor adquirir o bundle para um melhor aproveitamento da experiencia de aprendizado.
Os valores variam um pouco dependendo da época do ano, sendo que a APICs costuma ter webinários onde é explicado em mais detalhe sobre as certificações.
Inclusive, eles costumam liberar um desconto de 10% para as pessoas que participam dos webinários (um bom desconto).
Dica Final
Quero aproveitar para dar uma dica final que me foi dada por um de nossos leitores diretamente da França (Jean Yves) sobre um ótimo aplicativo da APICs sobre termos do mundo de Supply Chain.
O mesmo se chama “APICs Dictionary” e pode ser baixado de maneira gratuita diretamente do seu celular.
Estive utilizando nos últimos dias e adorei o app.
Conclusão
Espero que tenham gostado do nosso primeiro post do ano de 2021 sobre um assunto tão importante para nossas carreiras.
Quero aproveitar para fazer um agradecimento especial ao Jean Yves, pois além da dica sobre o aplicativo, ele me ajudou a conseguir informações adicionais sobre a certificação, além de me falar sobre sua própria experiência no processo de certificação da APICs.
Além disso, também agradeço a Selma Ferreira, por ter me dado diversos incentivos para buscar essa certificação.
Caso você tenha qualquer sugestão (inclusive de assuntos que gostaria de ler a respeito), fique à vontade em enviar um e-mail para sapsteps@sapsteps.com.
Um grande abraço,
Bruno César