Mesmo sendo um grande desafio, falar um segundo idioma será um dos melhores investimentos que você fará em sua vida pessoal e profissional.
Muitas pessoas postergam ao máximo o aprendizado de novos idiomas, pois usam como desculpa que aprender outras línguas é extremamente trabalho e leva muito tempo.
Concordo com os pontos do tempo e de ser custoso, mas como tudo na vida, os nossos maiores investimentos (e retornos) levam tempo e com idiomas isso não é diferente.
Em um mundo cada vez mais globalizado, principalmente no setor de tecnologia (e cada vez mais em outros setores), atuamos em empresas com pessoas de todo o mundo.
Como se comunicar em um ambiente assim?
Na verdade, a pergunta não é como se comunicar, mas sim como se comunicar com efetividade? (Pois de nada adianta uma comunicação precária que gera duvidas e problemas nos ambientes de trabalho).
Para exemplificar, pensemos no ambiente de um projeto global SAP.
Nossa empresa fictícia é uma grande empresa do segmento de tecnologia com sede na Alemanha.
Essa empresa possui filiais em todos os continentes, sendo que, depois de muito planejar, decidiu realizar um projeto global para implementar um Template padrão de SAP em todas as empresas, ou seja, padronizar ao máximo os processos de negócio em um mesmo ambiente SAP.
Desafiador, não?
Com certeza.
A estrutura do projeto contava com um time global (maioria de origem alemã), onde os mesmos eram os “guardiões” do Template, ou seja, eles eram responsáveis que o Template tivesse o mínimo possível de alterações em cada país onde o mesmo fosse implementado.
Em cada país que o projeto acontecia, novos consultores eram contratados de maneira temporária, principalmente para ajudarem nas questões de requerimentos legais e também para uma melhor comunicação entre os usuários (empregados da filial) e o time global, pois nem todas as pessoas falavam inglês/alemão e isso poderia ser um grande problema para o bom andamento do projeto.
Alguns desses consultores se destacavam muito, pois falavam muito bem Alemão e Inglês, além de serem ótimos profissionais.
Esses consultores chamavam a atenção do time global e com certa frequência, os mesmos eram convidados a continuarem no projeto mesmo após a finalização da implementação em seu país.
Isso significava que eles poderiam viajar com o time global para outros países para continuar implementando o Template.
Aqui começamos a ver a importância do idioma (segundo e terceiro idioma no caso).
Quando o projeto global chega a um país como o Brasil por exemplo, que é um dos países mais complexos do mundo em questões legais e tributárias, mais consultores são agregados ao time, para atuarem em conjunto com esse grande time na implementação do Template.
Para sua sorte, você possui um bom nível de inglês (mas não diz uma palavra em alemão) e é contratado para o projeto.
É a primeira vez que você trabalha em um projeto assim.
No decorrer do projeto você começa a notar a quantidade de problemas que acontecem por causa da comunicação ruim entre o negócio local, os consultores locais e o time global, principalmente devido ao diferente idioma.
Naquele momento você tem um grande insight e nota o quanto sua vida pode ser melhor se melhorar o seu nível de inglês e aprender novos idiomas.
A partir dali você decide que irá aperfeiçoar seu inglês e começara a estudar um novo idioma, pois já que você se localiza na América Latina, além do inglês você julga o espanhol um idioma que também pode abrir novas possibilidades para você.
Essa pequena história que narrei já se passou comigo e com diversos amigos meus em muitos projetos no decorrer desses últimos anos e o que decidi foi justamente investir pesado nessa área.
O segundo idioma na minha opinião será sempre o inglês, pois praticamente todos os projetos globais usam o inglês como segunda língua.
Mas a escolha de um terceiro idioma pode ser mais de acordo com seus objetivos profissionais e pessoais.
Caso você atue em muitos projetos na América Latina, espanhol será uma escolha sábia.
Se sua atuação foi na Europa ou você pretenda se mudar para a Alemanha, o Alemão pode ser uma boa escolha.
Essa é uma decisão pessoal e que deve ser tomada com cautela, pois aprender um novo idioma não é algo fácil e leva muito tempo (para se chegar a um nível realmente bom).
O importante é começar o quanto antes, pois todos sabemos que nessa área de SAP o que menos temos é tempo e, portanto, devemos utiliza-lo da maneira mais inteligente possível.
Como começar?
Independentemente do nível que você tenha de um segundo ou terceiro idioma, não se desespere.
Na minha visão, o mais importante é você se planejar.
Hoje em dia está muito mais barato aprender um novo idioma, principalmente por causa das aulas online.
Existem ótimos sites onde você pode contratar professores particulares para aulas individuais (na minha opinião é o melhor custo/benefício), e mesmo sendo um custo um pouco mais alto do que aulas em grupo, o seu tempo de aprendizado será menor e você terá mais tempo livre para se dedicar a outras atividades.
Claro que, além das aulas você terá que estudar sozinho é importante estudar uma certa quantidade de horas por semana do novo idioma.
Inclusive, para aprender mais rápido, você pode tentar participar de projetos onde você possa praticar o idioma no trabalho.
Utilizar o idioma no trabalho fará com que você aprenda de uma maneira incrivelmente rápida.
Conclusão
Para finalizar, quero te prometer que você NUNCA irá se arrepender de aprender um novo idioma. Você receberá oportunidades que não faz a mínima ideia hoje, mas que poderão transformar sua vida profissional e financeira.
Estudar nunca é demais.
Caso você tenha qualquer sugestão (inclusive de assuntos que gostaria de ler a respeito), fique à vontade em enviar um e-mail para sapsteps@sapsteps.com.
Um grande abraço,
Bruno César
1 Comment
Excelente post, Bruno!!
Um segundo idioma, mais precisamente o inglês, é importantíssimo na vida profissional e, por quê não, na vida pessoal também, numa viagem de férias à Europa ou EUA, por exemplo.
É gratificante demais se comunicar com o mundo afora!
Além de se tornar prazeroso, te dará mais vontade de aprender outros idiomas (espanhol, italiano ou alemão).
E cultura nunca é demais!
Um grande abraço