Introdução
É um grande prazer que hoje estamos publicando o quinto episódio de nosso programa de entrevistas “Talks” e gostaria de agradecer tanto a nossa entrevistada do dia como a todos os seguidores do SAP Steps.
A ideia desse programa de entrevistas é conversar tanto com pessoas que estão diretamente ligadas ao mundo SAP (Consultores, Gerentes de Projeto, etc), como também entrevistar pessoas que estão do lado do “negócio” e que passaram ou estão passando por projetos SAP.
A Selma é uma experiente Consultora SAP do módulo de PP (Production Planning) tendo atuado nos mais distintos segmentos de mercado.
Abaixo, irei transcrever o bate papo que tivemos sobre a sua jornada profissional até o dia de hoje.
Entrevista
Bruno César: Boa Tarde Selma, tudo bem? Antes de tudo, gostaria de agradecer por sua participação em nossa série de entrevistas. O propósito hoje é passar para os leitores do SAP Steps um pouco da sua história dentro do mercado SAP e um pouco sobre o módulo PP. Antes de começar a falar do tópico principal, gostaria de pedir para que você falasse um pouco sobre você, como você começou no mercado SAP, seus principais hobbies, sua família, etc?
Selma Ferreira: Boa Tarde, Bruno! Primeiramente gostaria de agradecer a você pelo convite para esse bate papo, você está de parabéns pela iniciativa em criar o site e compartilhar as informações sobre os possíveis caminhos no mundo SAP.
Sou de Santos, estudei em São Carlos e vim pra São Paulo em 1998 para trabalhar com SAP. Meu hobby é a música, sempre estudei piano e as artes são minha grande paixão. Tenho uma relação muito próxima com meus pais e meus irmãos, minha família e meus animais de estimação estão em primeiro lugar para mim.
Bruno César: Tive o grande prazer em te conhecer durante o projeto que participamos juntos do cliente SIKA. Infelizmente, o projeto foi cancelado devido à crise do COVID, mas como já falamos algumas vezes, mesmo em uma situação desagradável, coisas boas podem sempre acontecer e tê-la conhecido, sem sombra de dúvida foi uma ótima surpresa para 2020.
Selma Ferreira: O prazer foi meu em te conhecer e termos nos tornado amigos, o saldo mais importante são as relações que construímos ao longo da vida.
Bruno César: E agora entrando um pouquinho nos assuntos de hoje, você poderia contar como foi parar no mercado SAP? Sei inclusive que você é formada em Física pela UFSCAR e isso é bem curioso!
Selma Ferreira: Sou Bacharel em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Engenharia de Produção pela USP São Carlos, nunca imaginei que fosse cair no mundo SAP porque meu objetivo era a carreira acadêmica nas ciências e nunca pensei em trabalhar no meio corporativo.
Quando eu estava no Mestrado um professor do Departamento de Engenharia de Produção perguntou se eu tinha interesse em fazer Doutorado ou ir para o mercado de trabalho. Como ele tinha um amigo que era dono de consultoria SAP na época, esse professor acabou me recomendando para uma conversa informal com esse amigo que terminou na minha contratação para ser consultora PP como PJ (pessoa jurídica).
Bruno César: E essa questão de trabalhar com PP? Foi uma escolha ou acabou acontecendo?
Selma Ferreira: Como minha dissertação de Mestrado era em Planejamento e Controle de Produção o caminho para o módulo PP estava muito evidente e a empresa de consultoria pagou a academia do módulo PP para que eu pudesse ingressar no mundo SAP.
Bruno César: Para as pessoas que não fazem ideia do que seja o módulo SAP PP, poderia nos contar de maneira breve qual a função do módulo PP dentro de uma empresa?
Selma Ferreira: O módulo PP trata do Planejamento e Controle da Produção que, resumidamente, capta as necessidades do mercado obtidas pela equipe Comercial/Vendas e produz tudo o que será vendido ao cliente final levando em conta as necessidades de materiais e capacidade de produção. Para que isso seja viabilizado é necessário calcular tudo o que será produzido ou comprado em todos os níveis da estrutura do produto levando em conta as integrações com outros módulos como Controle de Qualidade, Administração de Materiais e de Depósitos, Controladoria e Vendas.
Bruno César: E como é a implementação desse módulo? Quais são os principais desafios?
Selma Ferreira: Lidamos com perfis diferentes nesse módulo porque tratamos com os planejadores da produção, supervisores de fábrica, engenheiros de produtos e operadores das linhas produtivas. Precisamos passar a mensagem com linguagens diferentes para atingir cada público alvo, essa habilidade desenvolvemos com o tempo. Esse é o maior desafio.
Bruno César: Agora, pensando um pouco nas fases desafiadoras. Qual foi o projeto mais desafiador que você enfrentou e por quê?
Selma Ferreira: O projeto mais desafiador foi a implantação SAP da Monsanto em 2000/2001 porque era um projeto muito grande com várias funcionalidades novas e quase todos nós (consultores) sabíamos pouco sobre o funcionamento do sistema, era uma época em que ninguém sabia nada e não tinha a facilidade de pesquisa que tem hoje na internet. Embora fosse tudo na raça a equipe era muito bacana e se ajudou muito, o Go Live aconteceu no prazo previsto em abril de 2001. Esse projeto foi uma escola para todos os consultores do projeto.
Bruno César: E me conte uma coisa. De onde veio esse seu interesse tão grande em aprender diversos idiomas? Pelo o que sei, além do inglês, você fala alemão e está estudando Hindi. Acho isso incrível.
Selma Ferreira: Sempre gostei de estudar e comecei ainda criança a estudar outras línguas, aprender um idioma proporciona entender a cultura de um povo. Meu interesse pelos idiomas sempre foi pautado na cultura e até hoje continuo estudando com esse intuito.
Bruno César: Na sua visão, os idiomas fazem diferença no tipo de projeto e na remuneração de um consultor? O quanto você acha que influencia?
Selma Ferreira: Embora eu não tenha feito idiomas pensando em remuneração porque comecei quando criança, hoje vejo que um idioma faz muita diferença em qualquer profissão. O idioma inglês não é um diferencial, sendo praticamente obrigatório, muitos colegas consultores já perderam bons projetos com excelentes taxas porque falam somente português.
Bruno César: Um outro ponto que acho muito legal no seu perfil é a questão de você estudar bastante. Você é o tipo de profissional que gosta de ter uma boa base antes de aprender novas funcionalidades do SAP. Quando falo em “base”, estou falando de base de processo/negócio. Essa, na minha opinião é uma característica incrível e que poucos profissionais do mercado possuem. Pode falar um pouco sobre isso para nós?
Selma Ferreira: Entender o funcionamento de qualquer assunto é fundamental para exercer qualquer atividade, a ferramenta que se utiliza para facilitar a operação desse assunto entra em segundo plano. Não adianta conhecer muito de sistema se a pessoa não entende do processo de negócio e como as mudanças de cenários impactarão esses processos. Se conhecemos a base o conhecimento da ferramenta será muito mais fácil a partir do entendimento de como o processo funciona.
Bruno César: E se você pudesse dar 3 dicas para uma pessoa que deseja se tornar consultor PP, quais seriam?
Selma Ferreira: Acho que manter a humildade em qualquer profissão é essencial para aprender sempre, por mais que a pessoa estude nunca se sabe tudo e ouvir o que os demais têm a dizer ajuda muito em nosso crescimento.
A segunda dica é estudar os processos de planejamento e controle de produção e como eles interagem com as outras áreas da empresa.
A terceira é saber que o consultor conduz pessoas para atingirem as metas do projeto, muito além de sistemas os maiores desafios estão no âmbito humano e na convivência diária e intensa com várias pessoas.
Bruno César: Selma, quero agradecer a sua participação. Te considero uma grande amiga e para mim é um prazer enorme ter essa conversa com você. Teria algo a mais que você imagine ser importante acrescentar?
Selma Ferreira: Eu que agradeço pelo convite e pela vida por ter proporcionado nosso encontro através de um projeto SAP, mais um amigo querido que ganho nessa profissão. Espero ter o prazer e privilégio de trabalhar com você novamente. Um grande abraço para você e todos os leitores do SAP Steps!
Bruno César: Por hoje é isso pessoal, agradeço de coração a presença de nossa convidada Selma Ferreira e espero que todos gostem do bate-papo que tivemos hoje.
Conclusão
Espero que tenham gostado de nossa quinta entrevista (de muitas) do nosso programa Talks.
Se você gostou desse conteúdo e convide seus amigos para se cadastrarem em nossa newsletter.
Caso você tenha qualquer sugestão (inclusive de assuntos que gostaria de ler a respeito ou possíveis candidatos a serem entrevistados), fique à vontade em enviar um e-mail para sapsteps@sapsteps.com.
Um grande abraço,
Bruno César