Carreira Geral

A Importância do Linkedin para o Consultor SAP

Pinterest LinkedIn Tumblr

Para mim é simplesmente inadmissível que um profissional SAP não invista o mínimo de tempo nessa incrível ferramenta chamada Linkedin.

O Linkedin é uma rede social profissional, onde profissionais do mundo todo podem se conectar e trocar informações.

Além de criar uma rede de contatos com pessoas da sua área, a grande maioria das ótimas oportunidades na área de SAP (e em outras áreas) são oferecidas através do Linkedin.

Eu diria que no decorrer da minha vida profissional, cerca de 95% das propostas de trabalho que recebi, foram através do Linkedin.

Já recebi propostas para trabalhar em diversos tipos de projetos ao redor de todo o globo através dessa rede social.

Claro que, não foi ao acaso.

É justamente isso que quero falar nesse post.

O que fazer?

Não adianta absolutamente nada você ter um perfil no Linkedin desatualizado.

O Linkedin deve ser uma cópia fiel do seu currículo.

Todos os seus projetos, idiomas e experiencias devem estar lá.

A cada novo curso, ou a cada novo projeto, você deve atualizá-lo.

Eu diria que isso é o mínimo que um profissional precisa fazer.

Atualizar o Linkedin regularmente não irá consumir mais do que 1 hora por ano do seu tempo.

Não esqueça de detalhar o que você fez por cada lugar que passou, explicando as tecnologias (módulos) que teve a oportunidade que trabalhou, qual era o propósito do projeto e quais eram suas principais funções.

Além disso, um segundo detalhe importante (caso seu idioma principal não seja o inglês) é ter sempre um perfil também no idioma inglês.

É extremamente fácil ter o perfil em vários idiomas no Linkedin (não irei explicar como fazer aqui, pois existem diversos materiais com o passo a passo no google), você apenas terá que ter as mesmas informações que você já possui no Linkedin no seu idioma nativo traduzidos em inglês (ou simplesmente copiar essas informações do seu currículo em inglês).

Inglês é a língua do mundo dos negócios e jamais deve ser deixada de lado, principalmente no mercado de tecnologia.

Após ter seu perfil em inglês e no seu idioma nativo, você só precisará atualizá-lo sempre que trocar de empresas/projeto.

Esse trabalho fará com que você aumente (e muito) a quantidade de boas propostas a serem recebidas de recrutadores.

Conclusão

Tenho certeza de que você se lembrará do SAP Steps após atualizar o seu LinkedIn quando começar a receber mais propostas de trabalho.

Não perca tempo e siga nossas dicas agora mesmo!

Se você gostou desse post, não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber em primeiro mão os próximos posts.

Caso você tenha qualquer sugestão (inclusive de assuntos que gostaria de ler a respeito), fique à vontade em enviar um e-mail para sapsteps@sapsteps.com.

Um grande abraço,

Bruno César

Assine nossa newsletter

Conteúdo SAP Exclusivo para você!

Atuando há 16 anos na área de tecnologia da informação (mais de 10 anos especificamente como consultor SAP), Bruno César é consultor SAP especialista em Supply Chain, tendo atuado em diversos projetos globais para empresas ao redor do globo. Além de SAP, ele também se dedica a área de investimentos financeiros e escreve livros.

Write A Comment